MÍDIA E TRABALHO DOMÉSTICO: QUANDO A LEI EXPÕE DESIGUALDADES
Palavras-chave:
Desigualdade, trabalhadoras domésticas, representações sociais, mídia.Resumo
Este trabalho tem por objetivo trazer questionamentos sobre a desigualdade e hierarquias sociais no Brasil expostas por meio da cobertura midiática a respeito da equiparação dos direitos dos trabalhadores domésticos a outras categorias profissionais, a partir da Proposta de Emenda à Constituição no 66 de 2012 (originária da 478/10) aprovada em 2013. Pretende-se refletir sobre a desigualdade e como ela pode se tornar ainda mais visível, a partir da aproximação de uma categoria profissional, seja por meios econômicos ou legais. A representação midiática da alteração da lei parece dar indícios de uma tentativa de fortalecimento de fronteiras entre grupos sociais, que invisibiliza a conquista de um direito tão caro à existência de uma sociedade mais igualitária.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.