VISIBILIDADE NEGRA NA COLUNA SOCIAL DO JORNAL APALAVRA: ESTRUTURAS DE SENTIMENTO DOMINANTES, RESIDUAIS E EMERGENTES
Palavras-chave:
Coluna Social. Visibilidade do negro. Estruturas de sentimento. Estudos culturaisResumo
O artigo investiga como se construiu historicamente a visibilidade do negro na coluna social do jornal Apalavra, em São Sepé, Rio Grande do Sul. Isso se procede através de exame ao espaço reservado à divulgação dos eventos sócio-culturais de dois clubes que dividiram a cidade da década de 1960 ao ano de 2004: o Clube do Comércio, dos brancos, e a Sociedade Recreativa Visconde do Rio Branco, o clube dos negros. Trata-se de explorar o alcance epistemológico do conceito estrutura de sentimento, articulado às noções de dominante, residual e emergente, de Raymond Williams, para a análise das processualidades culturais de racismo e segregação, investigando elementos de diferentes temporalidades e origens que constituem o gênero jornalístico coluna social, suas práticas discursivas e objetos empíricos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.