VISIBILIDADE NEGRA NA COLUNA SOCIAL DO JORNAL APALAVRA: ESTRUTURAS DE SENTIMENTO DOMINANTES, RESIDUAIS E EMERGENTES

Autores

  • Ana Luiza Coiro Moraes -Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/Brasil Universidade Federal de Santa Maria -UFSM-Brasil
  • Jucineide T. da Silva Ferreira - Centro Universitário Franciscano - UNIFRA/Brasil Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)

Palavras-chave:

Coluna Social. Visibilidade do negro. Estruturas de sentimento. Estudos culturais

Resumo

O artigo investiga como se construiu historicamente a visibilidade do negro na coluna social do jornal Apalavra, em São Sepé, Rio Grande do Sul. Isso se procede através de exame ao espaço reservado à divulgação dos eventos sócio-culturais de dois clubes que dividiram a cidade da década de 1960 ao ano de 2004: o Clube do Comércio, dos brancos, e a Sociedade Recreativa Visconde do Rio Branco, o clube dos negros. Trata-se de explorar o alcance epistemológico do conceito estrutura de sentimento, articulado às noções de dominante, residual e emergente, de Raymond Williams, para a análise das processualidades culturais de racismo e segregação, investigando elementos de diferentes temporalidades e origens que constituem o gênero jornalístico coluna social, suas práticas discursivas e objetos empíricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Luiza Coiro Moraes -Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/Brasil, Universidade Federal de Santa Maria -UFSM-Brasil

Professora Visitante do Programa e do Departamento de Comunicação da UFSM Pós-doc no Programa de Comunicação e Cultura da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Jucineide T. da Silva Ferreira - Centro Universitário Franciscano - UNIFRA/Brasil, Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)

Jornalista com formação no Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria (RS).

Downloads

Publicado

2013-08-28

Como Citar

Moraes -Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/Brasil, A. L. C., & Ferreira - Centro Universitário Franciscano - UNIFRA/Brasil, J. T. da S. (2013). VISIBILIDADE NEGRA NA COLUNA SOCIAL DO JORNAL APALAVRA: ESTRUTURAS DE SENTIMENTO DOMINANTES, RESIDUAIS E EMERGENTES. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 15(3), 101–116. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/1359