REDE GLOBO E A TRANSMISSÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO

Autores

  • Anderson David Gomes dos Santos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS/Brasil Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Palavras-chave:

Economia Política da Comunicação, Direitos de Transmissão, Campeonato Brasileiro de Futebol, Rede Globo de Televisão, Futebol.

Resumo

Este relato demonstra os procedimentos da pesquisa cujo objetivo foi de realizar uma revisão histórica da relação entre futebol e Indústria Cultural no Brasil, tendo como foco a presença da Rede Globo de Televisão como principal exibidora em TV aberta do Campeonato Brasileiro de Futebol. A partir do eixo teórico-metodológico da Economia Política da Comunicação, analisou-se a relação da Globo com as transmissões deste torneio, tendo como elos históricos a Copa União de 1987, o Campeonato Brasileiro de 1997 e a negociação pelos direitos das edições a partir de 2012. Esta recebeu um destaque maior por representar uma mudança significativa no processo após a atuação do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência, o que vai resultar num modelo de descentralização das negociações, considerado prejudicial para este mercado, por conta das barreiras estabelecidas pela líder do oligopólio.

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Biografia do Autor

Anderson David Gomes dos Santos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS/Brasil, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Jornalista pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e membro do grupo de pesquisa Comunicação, Economia Política e Sociedade (CEPOS).

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Publicado

2013-08-28

Como Citar

Gomes dos Santos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS/Brasil, A. D. (2013). REDE GLOBO E A TRANSMISSÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 15(3), 205–215. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/1366