Cabos submarinos, imperialismo e colonialismo de dados
situando a geopolítica das infraestruturas
Resumo
Algumas das tensões geopolíticas que se colocam atualmente no cenário global envolvem diretamente o desenvolvimento e a implementação de infraestruturas das mídias. Partindo de tal consideração, o texto situa as infraestruturas de cabos submarinos de fibra óptica em relação com tais tensões, chamando atenção a partir de uma abordagem mais exploratória e teórico-conceitual para questões que envolvem infraestruturas de dados e território, espionagem, imperialismo infraestrutural, colonialismo de dados e propondo, afinal, uma maior atenção para a diversidade de concepções sobre tecnologia para se especular modos de pensar os cabos submarinos e suas governanças a partir de outras cosmotécnicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.