Neoliberalismo e o movimento zapatista, entre o universal e o particular
mediações, comunicação e luta política
DOI:
https://doi.org/10.54786/revista%20eptic.v24i1.17046Resumo
O presente artigo busca correlacionar a universalidade do neoliberalismo, enquanto política macroeconômica para a América Latina; e a criatividade de um movimento de insurgência particular, a saber, o Movimento Zapatista, baseado no estado de Chiapas, no sudeste mexicano. O enfoque recai sobre a metodologia da teoria crítica marxista no que tange as “montagens do sistema financeiro desregulado”, seu caráter disciplinador e espoliativo, mediadas desde as formas info-comunicacionais e artísticas de resistência e rebeldia indígena, que combinam especificidades geohistóricas e culturais a referências plurais das lutas populares ao redor do mundo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.