Apresentação do dossiê temático “A Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura e o pensamento crítico nas margens: anti-colonialismo, imperialismo e luta de classes”
DOI:
https://doi.org/10.54786/revista%20eptic.v24i1.17645Resumo
Vivemos uma etapa de generalização da produção mercantil, de conexão de países a partir das teias de poucas corporações transnacionais, de constituição de um sistema de cultura que se torna cada vez mais global. A partir de Marx e de sua crítica do “universal que paira”, da negação da linearidade histórica que é avessa à possibilidade da revolução, e no diálogo com outras visões críticas, podemos situar, enriquecer e propor saídas para nossas realidades, articulando as heterogeneidades, sem cair em particularismos pouco explicativos da complexa dinâmica atual. O chamado a pensar outro projeto a partir das margens se dá, pois, não pela negação do caráter mundial do capitalismo, mas porque daqui o poder e as contradições sistêmicas revelam-se de forma nítida e, mesmo, insuperáveis nos marcos do atual projeto de sociedade. É nesse sentido que este dossiê é apresentado.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.