Time do povo, de luta e liberdade: as construções simbólicas do Sport Club Corinthians Paulista potencializadas pela Democracia Corinthiana
DOI:
https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v25i1.18481Resumo
Carregado de fatores simbólicos, o futebol no Brasil transcende os limites do campo esportivo, configurando-se como importante ferramenta social. A partir de uma leitura cultural e política do futebol, o presente artigo objetiva analisar as manifestações afetivas em torno do Corinthians Paulista, questionando de que modo as construções simbólicas potencializadas pela Democracia Corinthiana reverberam nos posicionamentos do clube. Metodologicamente, o estudo se fundamenta na pesquisa bibliográfica, na análise textual discursiva e na análise de conteúdo. Conclui-se que o time, para legitimar-se, vale-se de episódios de sua história, construindo para si uma identidade baseada nas concepções de povo, luta e liberdade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.