Organização da informação no Centro de Documentação da RAC: o Orçamento Participativo no Correio Popular
Palavras-chave:
Ciência da Informação, Comunicação, Centro de Documentação, Orçamento ParticipativoResumo
Este artigo descreve a organização da informação e os mecanismos de busca do Centro de Documentação Jornalística (Cedoc) da Rede Anhangüera de Comunicação (RAC) em Campinas. Analisa ainda se o Cedoc pode ser um instrumento para perpetuar as características de manipulação e de persuasão da empresa jornalística. Por meio de observação indireta, a pesquisa analisou o funcionamento do Cedoc da RAC, grupo empresarial que publica o jornal Correio Popular, em Campinas, interior de São Paulo. Também foram analisados os textos recuperados no Centro de Documentação publicados no Correio Popular entre 2001 e 2004 sobre o programa Orçamento Participativo, implantado pela Prefeitura de Campinas. O trabalho demonstra que o Cedoc reforça a atuação da imprensa enquanto “aparelho privado de hegemonia”, conforme apontado por Gramsci.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.