Esporte e capoeira
Identidade nacional e globalização
DOI:
https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v25i1.19184Resumo
Partindo do estudo sobre Esporte e Globalização de Toby Miller, Geoffrey Lawrence, Jim McKay e David Rowe (2001), o texto analisa o surgimento da capoeira, arte cujo estudo nos permitirá enfatizar a incorporação do esporte, através da esportivização do jogo, nas sociedades capitalistas do século XX, como um elemento importante para a construção intelectual daquela cultura nacional-popular que garante a hegemonia, no espaço nacional, de uma classe social que tem a capacidade de apresentar seus interesses particulares como interesse do conjunto do povo-nação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.