Impactos da emergência do e-book no mercado editorial brasileiro
Palavras-chave:
, e-book, mercado editorial brasileiro, indústria culturalResumo
A edição de livros, como parte das indústrias culturais, passa por importantes transformações ocasionadas pela emergência das tecnologias digitais. Iniciadas no âmbito da editoração e da produção com a introdução de tecnologias como o desktop publishing e o computer to print. E, aceleradas com o surgimento da Internet como canal de vendas, encontraram no formato e-book e sua proliferação a sua condição mais disruptiva. No Brasil houve grande resistência de editores e livreiros em aderir aos novos formatos com receio de perder o controle da distribuição. Por quase uma década as tentativas de introduzir o novo formato no mercado brasileiro fracassaram. Há três anos, entretanto o cenário vem mudando. Esse artigo traça um panorama da introdução do e-book no Brasil, suas implicações econômicas e culturais, avaliando os conflitos no decorrer dos últimos 12 anos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.