Impactos da emergência do e-book no mercado editorial brasileiro

Autores

  • José de Mello Jr - Universidade Paulista – UNIP/Brasil Universidade Paulista - UNIP

Palavras-chave:

, e-book, mercado editorial brasileiro, indústria cultural

Resumo

A edição de livros, como parte das indústrias culturais, passa por importantes transformações ocasionadas pela emergência das tecnologias digitais. Iniciadas no âmbito da editoração e da produção com a introdução de tecnologias como o desktop publishing e o computer to print. E, aceleradas com o surgimento da Internet como canal de vendas, encontraram no  formato e-book e sua proliferação a sua condição mais disruptiva. No Brasil houve grande resistência de editores e livreiros em aderir aos novos formatos com receio de perder o controle da distribuição. Por quase uma década as tentativas de introduzir o novo formato no mercado brasileiro fracassaram. Há três anos, entretanto o cenário vem mudando. Esse artigo traça um panorama da introdução do e-book no Brasil, suas implicações econômicas e culturais, avaliando os conflitos no decorrer dos últimos 12 anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José de Mello Jr - Universidade Paulista – UNIP/Brasil, Universidade Paulista - UNIP

José de Mello Junior é doutorando em Comunicação Social na Universidade Paulitsa UNIP. Foi editor dos periódicos Livro Aberto, Revista do Editor e Anuário Editorial Brasileiro. Editou os primeiros livros brasileiros impressos em equipamentos digitais. Foi gerente de conteúdos do Portal Sophya e organizador das 4 ediçoões do Festival Universitário de Literatura. Atualmente é gestor da CCM Tecnologia, empresa que atua na área de Computação em Nuvem e promove a edição de e-books em diversos segmentos.

Downloads

Publicado

2014-05-15

Como Citar

de Mello Jr - Universidade Paulista – UNIP/Brasil, J. (2014). Impactos da emergência do e-book no mercado editorial brasileiro. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 16(2), 4–21. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/2011