Nova TV Pública Convergente: interatividade, multiprogramação e compartilhamento

Autores

  • André Barbosa Filho Universidade de Brasília
  • Cosette Castro Universidade de Brasília

Palavras-chave:

TV pública, conteúdos digitais, interatividade, compartilhamento de redes

Resumo

Este artigo busca refletir sobre as mudanças que a TV pública brasileira deverá passar nos próximos anos a partir da implantação da TV digital. Foram considerados como pontos de partida para a análise três temáticas: a formação da figura do operador de rede de plataformas comuns de transmissão de sinal digital como forma de baratear custos e agilizar a multiprogramação; o uso da interatividade em seus diferentes níveis como ferramenta para ampliar a inclusão digital no país e a produção de conteúdos audiovisuais interativos através do uso de redes de alta velocidade. O texto ultrapassa o campo específico da Comunicação para incluir aspectos tecnológicos como as redes de transmissão, no debate da viabilização e futuro da TV pública no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Barbosa Filho, Universidade de Brasília

Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP; Pesquisador associado da UnB; Assessor Especial do Ministro Chefe da Casa Civil – Presidência da República. Autor do livro “Gêneros Radiofônicos, os programas e os formatos em Áudio”, Paulinas,2003; e co-autor dos livros “Rádio: Sintonia do Futuro”, Paulinas, 2004, “Mídias Digitais, Convergência Tecnológica e Inclusão Social”, Paulinas, 2005 e “Comunicação Digital: educação, tecnologia e novos comportamentos”, editoras Paulinas, 2008 (prelo).

Cosette Castro, Universidade de Brasília

Doutora em Comunicação pela Universidade Autônoma de Barcelona (UAB/ES). Prêmio Luis Beltrão/Intercom em Liderança Emergente em 2008 e Professora do Mestrado em TV Digital da UNESP. Co-autora do livro “Mídias Digitais, Convergência Tecnológica e Inclusão Social”, Paulinas, 2005; autora do livro “Por que os Reality Shows Conquistam as Audiências?, Ed. Paulus, 2006 e co-autora de “Comunicação Digital: educação, tecnologia e novos comportamentos”, Paulinas, 2008 (prelo).

Downloads

Publicado

2011-12-05

Como Citar

Filho, A. B., & Castro, C. (2011). Nova TV Pública Convergente: interatividade, multiprogramação e compartilhamento. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 10(3). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/203