ECONOMIA POLÍTICA DA INTERNET E OS SITES DE REDES SOCIAIS

Autores

  • César Ricardo Siqueira Bolaño - Universidade Federal de Sergipe - UFS/Brasil Universidade Federal de Sergipe - UFS/Brasil
  • Eloy Vieira - Universidade Federal de Sergipe - UFS/Brasil Universidade Federal de Sergipe – UFS/Brasil

Palavras-chave:

Economia, Comunicação, Ciências Sociais, Ciências, Aplicadas, Ciência da Informação, Economia Política, Ciência Política, Economia da Cultura, Sociedade da Informação, Teoria do Conhecimento

Resumo

A privatização da internet não significou simplesmente a passagem de uma lógica estatal, para uma econômica, mas algo mais complexo. O ano de 1995 é o grande marco dessa passagem, pois foi exatamente quando a National Science Foundation cedeu ao setor privado, o controle e exploração da rede. Neste texto nos deteremos no caso dos sites de redes sociais, para tratar de sumarizar alguns aspectos fundamentais para entender a economia política da rede. Nossa discussão envolve a explicitação de um problema da contribuição de Christian Fuchs sobre o tema, ilustrativo de um equívoco mais geral de interpretação da teoria marxista presente na tradição da economia política da comunicação de língua inglesa.

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Biografia do Autor

César Ricardo Siqueira Bolaño - Universidade Federal de Sergipe - UFS/Brasil, Universidade Federal de Sergipe - UFS/Brasil

Possui graduação em Comunicação Social Com Habilitação Em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1986) e doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Geral da Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, economia, economia política, informação e telecomunicações.

Eloy Vieira - Universidade Federal de Sergipe - UFS/Brasil, Universidade Federal de Sergipe – UFS/Brasil

Mestrando em Comunicação do Programa de pós-Graduação da Universidade Federal de Sergipe (PPGCOM-UFS). Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo, convergência, internet e redes sociais

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Publicado

2014-05-15

Como Citar

Bolaño - Universidade Federal de Sergipe - UFS/Brasil, C. R. S., & Vieira - Universidade Federal de Sergipe - UFS/Brasil, E. (2014). ECONOMIA POLÍTICA DA INTERNET E OS SITES DE REDES SOCIAIS. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 16(2), 71–84. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/2168

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO PLATAFORMAS COLABORATIVAS: ENTRE A PARTICIPAÇÃO E O CONTROLE