Financiamento público da mídia privada no Brasil: notas para uma economia política da comunicação

Autores

  • Larissa Santiago Ormay - Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia – IBICT/Br Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia - IBICT/Brasil
  • Theófilo Codeço Machado Rodrigues - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro- PUC/Brasil Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro- PUC (Brasil)

Palavras-chave:

Televisão, Mídia, Financiamento, Políticas de Comunicação

Resumo

Uma economia política da comunicação no Brasil deve levar em consideração um dado relevante em nosso capitalismo: o financiamento majoritário dos meios de comunicação privados no Brasil advém de recursos públicos destinados através das verbas oficiais de publicidade. Esses recursos públicos possuem rubricas municipais, estaduais e nacional. No caso do governo federal é a Secretaria de Comunicação Social (SECOM) da presidência da República a responsável por esse repasse de verbas para os meios de comunicação.

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Biografia do Autor

Larissa Santiago Ormay - Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia – IBICT/Br, Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia - IBICT/Brasil

Doutoranda em Ciência da Informação (IBICT-UFRJ) e mestre em Ciência Política (UFF).

Theófilo Codeço Machado Rodrigues - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro- PUC/Brasil, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro- PUC (Brasil)

Mestre em ciência política pela UFF e doutorando em ciências sociais pela PUC-Rio.

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Publicado

2014-10-09

Como Citar

Santiago Ormay - Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia – IBICT/Br, L., & Machado Rodrigues - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro- PUC/Brasil, T. C. (2014). Financiamento público da mídia privada no Brasil: notas para uma economia política da comunicação. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 16(3), 32–43. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/32