A COMUNICAÇÃO NA GESTÃO DO TRABALHO DO HOMEM POR SI PRÓPRIO E POR OUTROS
Palavras-chave:
comunicação e trabalho, gestão do trabalho, gestão da comunicação, atividade humana, Ergologia.Resumo
Este artigo se propõe a discutir a comunicação na gestão do trabalho, tendo em vista duas questões fundamentais: (1) a centralidade do trabalho na constituição das relações de comunicação e (2) a essência humana das atividades de trabalho e de comunicação. Dentro dessa perspectiva, compartilha-se do pressuposto anunciado por Yves Schwartz (1997) de que o trabalho é sempre gerido por aquele que o realiza como também pode ser administrado por outros, criando distintas racionalidades e contradições no mundo do trabalho. Ao mesmo tempo, procura-se pensar o lugar da comunicação diante de ambos os modos de entender a gestão do trabalho ligada às relações de produção. Trata-se, portanto, de uma discussão que procura problematizar a inter-relação entre comunicação e trabalho sob uma abordagem crítica no campo da Comunicação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.