A COMUNICAÇÃO EM FÁBRICAS RECUPERADAS POR TRABALHADORES: FLUXOS DE INFORMAÇÃO OU RELAÇÕES DE COMUNICAÇÃO

Autores

  • Júlio Arantes Universidade de São Paulo – USP (Brasil) Universidade de São Paulo – USP (Brasil)

Palavras-chave:

relações de comunicação, homologia da produção, comunicação e trabalho, fábricas recuperadas

Resumo

Apresentamos um conjunto de reflexões sobre a categoria Trabalho, na perspectiva das investigações em ciências da comunicação e pretendemos com isso atingir dois objetivos: a) discutir a pertinência do tema trabalho para as ciências da comunicação, mostrando de que maneira comunicação e trabalho estão presentes na ontogênese do ser social. Para contribuir com a discussão, apresentamos o conceito de homologia da produção como forma de compreender, na ontogênese, a indissociabilidade entre trabalho e comunicação e, nas sociedades de classes, particularmente no modo de produção capitalista, o seu desenvolvimento e complexificação; b) confrontar a noção de comunicação como fluxo de informação, explicitando seu caráter instrumentalizado nos processos produtivos e apresentar a noção de relações de comunicação como possibilidade compreender, de um ponto de vista materialista histórico, os processos comunicacionais no trabalho e na sociedade.

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Biografia do Autor

Júlio Arantes Universidade de São Paulo – USP (Brasil), Universidade de São Paulo – USP (Brasil)

Jornalista, Mestre em Linguística com ênfase em Análise do Discurso, Doutorando em Ciências da Comunicação pelo PPGCOM da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Desenvolve pesquisa junto ao Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

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Publicado

2015-02-05

Como Citar

Arantes Universidade de São Paulo – USP (Brasil), J. (2015). A COMUNICAÇÃO EM FÁBRICAS RECUPERADAS POR TRABALHADORES: FLUXOS DE INFORMAÇÃO OU RELAÇÕES DE COMUNICAÇÃO. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 17(1), 125–141. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/3379

Edição

Seção

DOSSIÊ TRABALHO COMUNICACIONAL: ASPECTOS DE COMUNICAÇÃO E TRABALHO COMO ATIVIDADE E COMO MERCADORIA