Inovação e institucionalização na indústria fonográfica brasileira: Um estudo de caso das estratégias de negócio de músicos autônomos no entorno digital

Autores

  • Leonardo De Marchi Centro Universitário de Volta Redonda Fundação Oswaldo Aranha (UniFOA, RJ)

Palavras-chave:

indústria fonográfica, produção independente, inovação, institucionalização, abordagem político-cultural dos mercados

Resumo

Neste artigo, realiza-se um estudo de caso exploratório das estratégias de negócio no entorno digital de artistas brasileiros: O Teatro Mágico, Móveis Coloniais de Acaju, Forfun e Calcinha Preta. O objetivo é observar regularidades que revelem a difusão de inovadoras práticas de distribuição e comercialização de produtos relacionados à música por uma nova categoria de produção fonográfica, os "artistas autônomos". A hipótese é que ocorre uma "institucionalização" de determinadas estratégias de negócio aplicadas no entorno digital por esses agentes do mercado fonográfico. Através da análise de sites dos artistas e entrevistas individuais semiestruturadas, demonstra-se que práticas como a distribuição gratuita de fonogramas ou a venda de produtos de merchandising são adotadas de forma sistemática pelos artistas autônomos estudados. Conclui-se que tal institucionalização dessas estratégias de negócio aponta o início de uma nova fase da destruição criadora da indústria fonográfica no Brasil.

 

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Biografia do Autor

Leonardo De Marchi, Centro Universitário de Volta Redonda Fundação Oswaldo Aranha (UniFOA, RJ)

Doutor em Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor do curso de Comunicação Social do Centro Universitário de Volta Redonda Fundação Oswaldo Aranha (UniFOA, RJ). O autor gostaria de agradecer a Pedro Simões Corrêa Graça, aluno de Publicidade e Propaganda da UniFOA, e a Daniel Domingues, do coletivo Ponte Plural (Niterói-RJ), pela ajuda decisiva na obtenção de informações para este artigo. 

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Publicado

2012-08-05

Como Citar

De Marchi, L. (2012). Inovação e institucionalização na indústria fonográfica brasileira: Um estudo de caso das estratégias de negócio de músicos autônomos no entorno digital. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 14(2). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/419