COMUNICAÇÃO, IDENTIDADE E CONTRA-HEGEMONIA: O PAPEL DO RÁDIO E A FORMAÇÃO DOS INTELECTUAIS ORGÂNICOS NO DOCUMENTÁRIO BOM DIA, MARIA DE NAZARÉ

Autores

  • Bertrand Lira- Universidade Federal da Paraíba – UFPB/Brasil Universidade Federal da Paraíba – UFPb(Brasil)
  • Alisson Gutemberg - Universidade Federal da Paraíba UFPB/Brasil Universidade Federal da Paraíba UFPb (Brasil)

Palavras-chave:

Documentário. Representação. Imaginário coletivo. Rádio comunitária

Resumo

A construção das identidades se configura como uma relação de força, na medida em que existe um processo de escolhas. De acordo com Tomaz Tadeu da Silva (2012), esta formulação perpassa pela questão da representação, e a literatura, o cinema, a televisão e o rádio, por exemplo, assumem função significativa: formulam as “imagens” que se perpetuam simbolicamente no imaginário coletivo.

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Biografia do Autor

Bertrand Lira- Universidade Federal da Paraíba – UFPB/Brasil, Universidade Federal da Paraíba – UFPb(Brasil)

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (PPGC - UFPB). Coordenador do Grupo de Estudos em Cinema e Audiovisual (GECINE)

 

 

Alisson Gutemberg - Universidade Federal da Paraíba UFPB/Brasil, Universidade Federal da Paraíba UFPb (Brasil)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Univerdade Federal da paraíba (PPGC - UFPB). Bolsista CAPES. Integrante do Grupo de Estudos em Cinema e Audiovisual (GECINE)

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Publicado

2015-09-30

Como Citar

Lira- Universidade Federal da Paraíba – UFPB/Brasil, B., & Gutemberg - Universidade Federal da Paraíba UFPB/Brasil, A. (2015). COMUNICAÇÃO, IDENTIDADE E CONTRA-HEGEMONIA: O PAPEL DO RÁDIO E A FORMAÇÃO DOS INTELECTUAIS ORGÂNICOS NO DOCUMENTÁRIO BOM DIA, MARIA DE NAZARÉ. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 17(3), 58–69. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/4301