LUZ, CÂMERA, (CONCENTR)AÇÃO!: AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS MERCADOS CINEMATOGRÁFICOS NO BRASIL E NA ARGENTINA DOS ANOS 1990

Autores

  • Ana Julia Cury de Brito Cabral –Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ/Brasil Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Palavras-chave:

Cinema. 2. Economia política 3. Neoliberalismo. 4. Brasil. 5. Argentina.

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre as mudanças ocorridas nas políticas públicas e nos mercados cinematográficos do Brasil e da Argentina a partir de início dos anos 1990, no contexto de ascensão de governos de orientação neoliberal em ambos os países. No caso brasileiro, inaugurou-se o chamado modelo de incentivo fiscal, com base nas Leis Rouanet (1991) e do Audiovisual (1993). Na Argentina, a Ley de Cine (1994) foi considerada um avanço para o setor. Buscou-se compreender em que medida essas novas políticas públicas refletiram o ideário neoliberal em voga — e se, em alguma medida, representaram um contraponto efetivo ao processo de concentração observado no mercado cinematográfico global no período delimitado. Para tanto, adotou-se como metodologia a revisão bibliográfica, a análise da legislação pertinente e o levantamento de dados estruturais do setor.

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Biografia do Autor

Ana Julia Cury de Brito Cabral –Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ/Brasil, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Ana Julia Cabral é doutora em Comunicação pela ECO-UFRJ, membro do grupo de pesquisa PEIC (Políticas e Economia da Informação e da Comunicação), da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É  coordenadora de Programas Internacionais de Cooperação e Intercâmbio, na Assessoria Internacional da Agência Nacional do Cinema, onde é servidora desde julho de 2010.

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Publicado

2015-09-30

Como Citar

Cabral –Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ/Brasil, A. J. C. de B. (2015). LUZ, CÂMERA, (CONCENTR)AÇÃO!: AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS MERCADOS CINEMATOGRÁFICOS NO BRASIL E NA ARGENTINA DOS ANOS 1990. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 17(3), 125–142. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/4306