MÍDIA E PRODUÇÃO DE CONSENSO NO PROCESSO DE "REVITALIZAÇÃO URBANA" DA CIDADE OLÍMPICA: A CONSTRUÇÃO DO IMAGE-MAKING CARIOCA

Autores

  • Marcio de Souza Castilho – Universidade Federal Fluminense - UFF/Brasil Universidade Federal de Sergipe
  • Ana Cristina Costa - Universidade Federal Fluminense - UFF/Brasil Universidade Federal Fluminense (UFF)- Brasil

Palavras-chave:

Cidade-empresa, Espaço Urbano, Gentrificação, Megaeventos, Mídia

Resumo

A escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016 consagrou um modelo de desenvolvimento baseado na atração de megaeventos esportivos. Este artigo pretende examinar a formação deste projeto de cidade-empresa e o papel da mídia na produção de consensos em torno de valores que tendem a consolidar o image-making da cidade, transformando a polis em urbs empresarial. Com a expansão do estado neoliberal, observa-se um alargamento dos interesses do capital em detrimento do público na consolidação de um projeto de reduzida interlocução com os atores sociais diretamente impactados pela remodelação do tecido urbano.

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Publicado

2016-01-29

Como Citar

Castilho – Universidade Federal Fluminense - UFF/Brasil, M. de S., & Costa - Universidade Federal Fluminense - UFF/Brasil, A. C. (2016). MÍDIA E PRODUÇÃO DE CONSENSO NO PROCESSO DE "REVITALIZAÇÃO URBANA" DA CIDADE OLÍMPICA: A CONSTRUÇÃO DO IMAGE-MAKING CARIOCA. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 18(1), 84–99. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/4630