CIDADE-SEDE DA ALEGRIA: A FORTALEZA DA COPA DO MUNDO NAS PÁGINAS DO JORNALISMO LOCAL

Autores

  • Sílvia Helena Belmino Freitas- Universidade Federal do Ceará - UFC/Brasil Universidade Federal do Ceará (UFC)-Brasil
  • Emylianny Brasil da Silva - Universidade Federal do Ceará - UFC/Brasil Universidade Federal do Ceará (UFC)- Brasil
  • Alissa Cendi Vale de Carvalho – Universidade Federal do Ceará - UFC/Brasil Universidade Federal do Ceará (UFC) Brasil

Palavras-chave:

Copa do Mundo, Fortaleza, Cidade-Mercadoria, Jornalismo

Resumo

Este artigo procura compreender o papel do jornalismo local para referendar e/ou contrapor a imagem de Fortaleza como Cidade-sede da Alegria, conceito criado pela Prefeitura municipal para divulgar a cidade na Copa do Mundo de Futebol da FIFA 2014. Para tanto, foi analisada a cobertura realizada pelo Diário do Nordeste, o jornal de maior circulação no estado, entre junho e julho de 2014. Por meio da análise de conteúdo, proposta por Bardin (1977), foram analisados 38 textos qualitativamente e estabeleceu-se categorias que serviram de parâmetros para compreender essa imagem. Conclui-se que o jornalismo restringe a cidade ao litoral, silencia outras áreas urbanas para apresentar uma imagem predominantemente positiva e turística de Fortaleza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-01-29

Como Citar

Freitas- Universidade Federal do Ceará - UFC/Brasil, S. H. B., Silva - Universidade Federal do Ceará - UFC/Brasil, E. B. da, & Carvalho – Universidade Federal do Ceará - UFC/Brasil, A. C. V. de. (2016). CIDADE-SEDE DA ALEGRIA: A FORTALEZA DA COPA DO MUNDO NAS PÁGINAS DO JORNALISMO LOCAL. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 18(1), 100–118. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/4631