Movimento dos Atingidos por Barragens: sujeitos e Formações Discursivas na abordagem sobre a Usina Hidrelétrica Estreito no site do MAB
Resumo
Este artigo busca desvendar como o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) constrói as Formações Discursivas sobre o Estado, o Mercado e sobre a própria sociedade civil. São analisadas 10 notícias publicadas no site institucional www.mabnacional.org.br sobre a instalação da Usina Hidrelétrica Estreito, no período de 2010 a 2013, com aporte teórico metodológico sobre discurso baseado em Michel Foucault. Percebe-se nas recorrências desse discurso que o MAB, como porta-voz das famílias atingidas, constrói os objetos nos conflitos enfrentados pelos atingidos e ações de resistência do Movimento, prioriza as vozes de suas lideranças, cobrando o Mercado e pressionando o Estado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.