MÍDIA REGIONAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS SUBSISTEMAS MIDIÁTICOS DAS REGIÕES NORTE E SUL

Autores

  • Pâmela Araujo Pinto – Universidade Federal Fluminense – UFF/Brasil Universidade Federal Fluminense – UFF (Brasil)

Palavras-chave:

Mígia Regional, Concentração, Políticas de Comunicação

Resumo

Este estudo trata da diversidade da mídia regional do Brasil, a partir da análise dos subsistemas de mídia das regiões Norte e Sul. A pesquisa coletou 29 cidades do Norte (377 veículos) e 58 cidades do Sul (843 meios). Estes dados foram obtidos com o cruzamento das outorgas de radiodifusão comercial do Ministério das Comunicações, dos jornais cadastrados na Associação Nacional de Jornais (ANJ) e da rede de cidades descrita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). A mídia regional foi segmentada em supraestadual, estadual e subestadual e analisada à luz dos enquadramentos “Características do mercado e concentração das mídias” e “Laços com políticos”. Foram identificadas semelhanças e diferenças entre os subsistemas, bem como desafios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pâmela Araujo Pinto – Universidade Federal Fluminense – UFF/Brasil, Universidade Federal Fluminense – UFF (Brasil)

Doutoranda do Programa do PPGCOM-UFF e membro do Laboratório de Pesquisa em Mídia e Democracia. Mestre em Comunicação pela UFF (2010). Jornalista pela Universidade Federal do Maranhão (2007). Pesquisa orientada pelo prof. Dr. Afonso de Albuquerque.

Downloads

Publicado

2014-10-09

Como Citar

Pinto – Universidade Federal Fluminense – UFF/Brasil, P. A. (2014). MÍDIA REGIONAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS SUBSISTEMAS MIDIÁTICOS DAS REGIÕES NORTE E SUL. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 16(3), 59–78. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/59