Mapeamento da inclusão digital no Brasil

Autores

  • Adilson Vaz Cabral Filho - Brasil Universidade Federal Fluminense
  • Eula Dantas Taveira Cabral - Brasil Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)

Palavras-chave:

Inclusão digital, apropriação social das TICs, democratização da comunicação, economia política da comunicação, governança da Internet.

Resumo

A pesquisa analisa a inclusão digital no Brasil a partir das propostas de mapeamento da chamada “inclusão digital” promovida no país. Trabalha-se com pesquisa descritiva de iniciativas de referência sobre o tema que tratam de aspectos distintos, porém relevantes para uma ampla compreensão de suas implicações na sociedade. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica e documental, além de entrevistas, com apoio na literatura de referência a respeito dos conceitos abordados, que se propõe a apresentar perspectivas de futuros levantamentos que levem em conta aspectos relacionados com a afirmação da sociedade como sujeito da implementação e expansão das Tecnologias de Informação e Comunicação, em especial da Internet, capaz de se apropriar dos processos em execução, bem como de suas políticas,

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Biografia do Autor

Adilson Vaz Cabral Filho - Brasil, Universidade Federal Fluminense

Professor adjunto da Universidade Federal Fluminense, junto ao Departamento de Comunicação Social e aos Programas de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano e de Estudos pós-graduados em Política Social. Pós-doutorando em Comunicação na Universidade Carlos III de Madrid. Coordenador do EMERGE - Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência e do Informativo Eletrônico Sete Pontos, além de pesquisador do COMUNI, grupo de pesquisa sediado na Universidade Metodista de São Paulo. Membro associado da ULEPICC - União Latina da Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura, sendo secretário geral da entidade desde 2010. Graduado em Comunicação Social, habilitação Publicidade e Propaganda, pela Universidade Federal Fluminense (1992), mestre em Comunicação Social (1995) e doutor em Comunicação Social (2005) pela Universidade Metodista de São Paulo. Autor dos livros "Rompendo fronteiras: a comunicação das ONGs no Brasil", "Ativismo Midiático: as comunidades de compartilhamento social no Centro de Mídia Independente no Brasil" (no prelo) e co-autor do livro "Economia Política da Comunicação: interfaces brasileiras". Tem experiência na área de Políticas de Comunicação, com ênfase em Comunicação Comunitária, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas de comunicação, democratização da comunicação, apropriação social das TICs, comunicação comunitária e digitalização das comunicações.

Eula Dantas Taveira Cabral - Brasil, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)

É Doutora (2005) e Mestre (2000) em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Graduada em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal do Amazonas (1997) e em Educação Religiosa pela Faculdade Batista de Teologia do Amazonas (1996). Jornalista e radialista registrada no Ministério do Trabalho. Trabalha no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) como pesquisadora; responsável pela área de Comunicação da Coordenação de Ensino e Pesquisa, Ciência e Tecnologia da Informação do IBICT; e na gestão do Portal do IBICT, na área de Pesquisa e Pós-Graduação. Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa: EMERGE - Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência - UFF e Ética e Política da Informação - IBICT, cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil do CNPq. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Grupos de Mídia, Novas Tecnologias e Pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: economia política da comunicação, políticas e estratégias de comunicação, grupos de mídia, tecnologias de informação e comunicação, mídias digitais, inclusão digital, comunicação científica, ciência da informação, jornalismo, publicidade e mídia brasileira.

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Publicado

2013-02-27

Como Citar

Cabral Filho - Brasil, A. V., & Taveira Cabral - Brasil, E. D. (2013). Mapeamento da inclusão digital no Brasil. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 15(1), 4–19. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/682