Informação e patrimônio cultural imaterial: uma proposta de cidadania digital
Palavras-chave:
Cidadania digital, Educação, Informação, Memória e Patrimônio Cultural ImaterialResumo
Este artigo tem como objetivo refletir, com base nas políticas de cultura e educação implantadas no Brasil após o processo de redemocratização do país no final do século XX, a relação entre informação, patrimônio cultural imaterial e as novas tecnologias para a construção de uma cidadania digital ancorada nos direitos à informação e à cultura, tendo em conta a relevância do tema e as questões de equidade para a preservação da identidade dos grupos sociais. Partindo da premissa que patrimônio cultural e informação encontram-se permanentemente associados, a ideia é demonstrar que as duas coisas em conjunto associadas ao potencial que as novas tecnologias trazem permitem a construção de uma cidadania cultural ancorada nos direitos à informação e à cultura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.