A MATERIALIZAÇÃO DO RACISMO E DA VULNERABILIDADE SOCIAL NAS ESCOLAS:
AS POTENCIALIDADES DA EDUCAÇÃO E DO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA A SUPERAÇÃO DESSE CENÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.33360/RGN.2318-2695.2024.i1.p.107-124Resumo
Este artigo objetiva investigar as situações de racismo e vulnerabilidade social presentes nas escolas e identificar se os debates relacionados a cultura afro-brasileira têm sido realizados. Deste modo, foi elaborado um questionário e aplicado em quatro escolas de Londrina-PR, 110 estudantes do terceiro ano do ensino médio foram entrevistados e os resultados das perguntas objetivas são apresentados por meio de gráficos e os resultados das perguntas subjetivas foram analisados utilizando a metodologia Análise de Conteúdo de Bardin (1977). A primeira parte deste artigo discute o racismo e suas implicações na vulnerabilidade social, a segunda aborda a educação e o ensino de Geografia como instrumentos potenciais na superação do racismo e a terceira apresenta os resultados e discussões da pesquisa.
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