A ASA E A LUTA CONTRA O DISCURSO DO COMBATE À SECA
THE ASA AND THE FIGHT AGAINST THE SPEECH OF “CONFRONTING THE DRY”
DOI:
https://doi.org/10.33360/10.33360/RGN.2318-2695.2020.i2.p.40-58Resumo
Este artigo apresenta a gênesis da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) e das políticas de convivência com o semiárido, em contraposição as estratégias do “combate à seca” adotadas pelo Estado, nas suas diferentes formatações. Buscou-se elucidar, por meio das pesquisas bibliográfica e documental, somadas aos depoimentos de colaboradores da instituição, como a ASA se torna, dentro dos limites condicionantes do sistema capitalista, um movimento contra hegemônico. Se percebe na estrutura organizacional e de gestão uma lógica, majoritariamente, horizontalizada no âmbito das relações institucionais, além do processo emancipatório imbuído nas formações que compõem o plano de trabalho dos programas de convivência.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Você é livre para:
- Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar - transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - Você deve dar crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
Não Comercial - Você não pode usar o material para fins comerciais .
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.