O MUNDO VAZIO E O MUNDO CHEIO: DO MICRO AO MACRO – O EXEMPLO DA MINERAÇÃO
THE EMPTY WORLD AND THE FULL WORLD: FROM MICRO TO MACRO - THE EXAMPLE OF MINING
Resumo
A Economia Ecológica é ainda uma recente escola as diferentes áreas que compõe a grande área das Ciências Econômicas. Definições como alocação eficiente; distribuição justa; escala sustentável; bem-estar e externalidade, pensadas e repensadas pela questão mineral e, em especial as classificações de mundo cheio e vazio são algumas das definições usadas por essa escola, mas pouco estudadas no campo da epistemologia. Assim, este artigo se propõe a discutir, e popularizar alguns dos principais temas utilizados na Economia Ecológica e que muitas vezes são distantes de muitos leitores, mesmos daqueles acostumados com o rebuscado linguajar acadêmico. Como resultado é possível dizer que os mundos vazios e cheios possuem implicações microeconômicas que afetam as macroeconômicas. Assim, não se pode pensar nesta escala apenas em termos econômicos, pois conforme foi tratado, há um limite para o crescimento. Já a atividade mineral é controversa, pois ao mesmo tempo que aumenta alguns indicadores como IDH-M, se elevam as desigualdades, como apontados no Índice de GINI. Como conclusões, pode-se afirmar que o debate acerca do mundo cheio e vazio, bem como suas implicações é ainda incipiente, sendo importante mais trabalhos capazes de popularizar sua definição e uso, hoje quase que exclusivamente restritas à Economia Ecológica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Você é livre para:
- Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar - transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - Você deve dar crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
Não Comercial - Você não pode usar o material para fins comerciais .
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.