DESENVOLVIMENTO RURAL NAS MESORREGIÕES CEARENSES
DOI:
https://doi.org/10.33360/RGN.2318-2695.2024.i1.p.52-70Resumo
Este estudo se propôs mensurar o índice de desenvolvimento rural (IDR) para as mesorregiões cearenses. Para tal, utilizou-se o método de índices parciais mediante os indicadores populacionais (IPOP), sociais (IBES), econômicos (IDE), ambientais (IMA) e tecnológicos (IAPT). A média desses cinco indicadores corresponde ao IDR. Os dados são de origem secundária provenientes dos Censos Demográficos 2000 e 2010 e do Censo Agropecuário 2006. Os resultados mostraram que apenas a mesorregião Metropolitana de Fortaleza registrou alto IDR, embora tenha apresentado IBES baixo e IMA muito baixo. Por outro lado, a mesorregião dos Sertões foi a que apresentou o menor IDR, podendo estar associado ao IPOP muito baixo e aos demais índices serem classificados com baixo desempenho.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Você é livre para:
- Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar - transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - Você deve dar crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
Não Comercial - Você não pode usar o material para fins comerciais .
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.