EFEITOS DO CRESCIMENTO ECONÔMICO SOBRE A DESIGUALDADE SALARIAL POR GÊNERO NO NORDESTE - BRASIL
EFFECTS OF ECONOMIC GROWTH ON GENDER SALARY INEQUALITY IN THE NORTHEAST - BRAZIL
DOI:
https://doi.org/10.33360/10.33360/RGN.2318-2695.2021.i1.p.151-169Resumo
O objetivo deste trabalho é identificar as diferenças salariais por gênero na região nordeste e como o crescimento econômico influencia esta desigualdade, para o período de 2008 a 2015. Para tanto utiliza-se uma metodologia de dados em painel para acompanhar os indivíduos ao longo dos anos. O método de decomposição Oaxaca-Blinder é que permite decompor essa desigualdade e com a metodologia de variáveis instrumentais corrigir a possível endogeneidade existente entre crescimento econômico e salários. Assim, observa-se que existe uma diferença salarial entre homens e mulheres causadas pela discriminação no mercado de trabalho, dado que no geral as mesmas têm um nível de escolaridade superior. Além disso, observa-se que o crescimento econômico auxilia no aumento do salário das mulheres, porém a desigualdade salarial se mantém ao longo dos anos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Você é livre para:
- Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar - transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - Você deve dar crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
Não Comercial - Você não pode usar o material para fins comerciais .
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.