EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO SOCIOAMBIENTAL SUSTENTÁVEL: DESAFIOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO
FIELD EDUCATION AND SUSTAINABLE SOCIO-ENVIRONMENTAL DEVELOPMENT: CHALLENGES IN PUBLIC EDUCATION POLICIES
DOI:
https://doi.org/10.33360/10.33360/RGN.2318-2695.2020.i2.p.59-75Resumo
O estudo objetivou esclarecer duas questões: 1. Que proposta de educação do campo estabelece relações com o desenvolvimento socioambiental sustentável de maneira a contribuir para a concretização de políticas de educação no Brasil, frente à questão agrária? 2. Mediante o avanço extensivo e intensivo do capitalismo nas relações rural e urbano, que vem se aprofundando com amplo caráter perverso na recamponesação da população de trabalhadores rurais, que pistas podem contribuir para uma proposta de política de educação do campo que esteja comprometida com o desenvolvimento socioambiental sustentável? A investigação desenvolveu análise dialética, enquanto lógica e teoria do conhecimento, tomando por base a literatura e fatos, identificados em movimentos da educação do campo e desenvolvimento socioambiental sustentável, que embora possuam políticas com características próprias, estabelecem nexos e relações a partir do grau das forças de interesses históricos da luta de classes. O resultado da investigação identificou que há grandes desafios para as políticas da educação, frente a estas duas questões, cujo caráter conflitual/adverso é advindo da reprodução social ditado pelo capital. Mediante essa realidade, as pistas identificadas para as políticas de educação, advêm da democratização do acesso ao conhecimento científico acumulado pela humanidade sobre estas questões, em vistas ao constructo histórico-crítico.
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