ECODINÂMICA NA ANÁLISE DA FRAGILIDADE AMBIENTAL DA FLORESTA NACIONAL DO IBURA E SEU ENTORNO EM NOSSA SENHORA DO SOCORRO, SERGIPE
Resumo
Esse artigo visa analisar as fragilidades ambientais da Floresta Nacional do Ibura e seu entorno, em Nossa Senhora do Socorro, à luz da Ecodinâmica. A pesquisa ocorreu via levantamento bibliográfico e documental; entrevista semi-estruturada; pesquisa de campo; e, fotointerpretação com uso de ortofotocartas tratadas no software ArcGis 9.3. Na definição das classes de fragilidade ambiental de Instabilidade Potencial e Emergente considerou-se os elementos biofísicos: Geologia, Geomorfologia, Pedologia, vegetação e uso do território na perspectiva de uma análise integrada. Os diferentes graus de Instabilidade Emergente sinalizam urgência na criação e implantação de mecanismos de gestão ambiental considerando os fatores biofísicos e a relação humana do seu entorno. Esses mecanismos precisam contemplar estratégias que estabeleçam a conectividade entre os fragmentos florestais, como integrá-la a futuros corredores ecológicos de fragmentos de Mata Atlântica em Sergipe.
Palavras-chave: Ecodinâmica, Unidade de Conservação, Gestão Ambiental.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Você é livre para:
- Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar - transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - Você deve dar crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
Não Comercial - Você não pode usar o material para fins comerciais .
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.