DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL EM MOREILÂNDIA, PERNAMBUCO: ANÁLISE DOS ASPECTOS ECONÔMICOS, SOCIAIS, AMBIENTAIS E CAPITAL SOCIAL DOS PRODUTORES DE MEL

Autores

  • Wescley de Freitas Barbosa Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Rafael Antero de Oliveira Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Samuel Martins do Nascimento Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Eliane Pinheiro de Sousa Universidade Regional do Cariri (URCA)

Resumo

A apicultura vem se destacando entre as demais atividades agropecuárias na região Nordeste do Brasil. A atividade demanda baixo investimento inicial em relação às demais atividades agropecuárias, ao passo que atende ao tripé da sustentabilidade, gerando renda ao apicultor, criando emprego no meio rural e despertando no apicultor o interesse pela preservação ambiental. Neste contexto, é importante verificar a contribuição desta atividade para o desenvolvimento local de forma sustentável. Para isto, mensuraram-se três índices, a saber: Índice dos Aspectos Econômicos e Sociais (IDES) dos apicultores, Índice de Sustentabilidade Ambiental (ISA) e Índice de Capital Social (ICS). A média aritmética desses índices corresponde ao Índice de Desenvolvimento Local Sustentável (IDLS) da atividade apícola em Moreilândia - PE. Os resultados indicam que o valor do IDES totalizou, em termos médios, 0,186, classificando-se como baixo. O valor do ISA foi 0,719, demonstrando a preocupação dos apicultores em preservar o meio ambiente. O valor do ICS foi 0,809, representando bom nível organizacional em prol da aquisição de recursos em beneficio do grupo. O IDLS perfez 0,571, configurando-se como intermediário dentro dos intervalos estabelecidos. Na formação deste índice, verifica-se que a participação do IDES é bem inferior em relação à participação dos ISA e ICS.

Palavras-chave: desenvolvimento socioeconômico; sustentabilidade ambiental; capital social; apicultura; Pernambuco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Pinheiro de Sousa, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Doutora em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Pesquisadora da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP)

Downloads

Edição

Seção

Artigos