FUGA DE CÉREBROS: UMA BREVE ANÁLISE SOBRE A PERDA E O GANHO DE MIGRANTES QUALIFICADOS DO ESTADO DO PIAUÍ - BRASIL
BRAIN DRAIN: A BRIEF ANALYSIS ON THE LOSS AND GAIN OF QUALIFIED MIGRANTS FROM THE STATE OF PIAUÍ - BRAZIL
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar a migração interestadual qualificada “do” e “para” o estado do Piauí, verificando se o estado ganha ou perde cérebros, tendo como base os microdados dos censos demográficos nos períodos de 1995/2000 e 2005/2010. Na metodologia é utilizada uma matriz migratória interestadual e mensurado o comportamento da migração de pessoal qualificado do estado do Piauí para outras unidades federativas e de outras unidades federativas para o Piauí, a partir do Saldo Migratório, e dos Índices de Migração Qualificada Liquida (IMQL) e de Eficiência Migratória (IEM). Os principais resultados do estudo apontam que as UF´s do Distrito Federal, São Paulo e Ceará foram os receptores que se beneficiaram com maior volume e consistência do fluxo de mão-de-obra qualificada originada no Piauí.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Você é livre para:
- Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar - transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - Você deve dar crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
Não Comercial - Você não pode usar o material para fins comerciais .
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.