NÍVEL TECNOLÓGICO NA CULTURA DA MAMONA NOS AGROPOLOS CEARENSES DE DESENVOLVIMENTO (TECHNOLOGICAL LEVEL IN THE CULTURE OF CASTOR OIL PLANT IN DEVELOPMENT POLES IN THE STATE OF CEARÁ)

Autores

  • Eliane Pinheiro de Sousa Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Maria Fábia Lima dos Santos Universidade Regional do Cariri (URCA).
  • Venuzia de Castro Lins Universidade Regional do Cariri (URCA).
  • Ahmad Saeed Khan Universidade Federal do Ceará (UFC).
  • Antônio Carvalho Campos Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Resumo

Este estudo se propõe aferir as tecnologias adotadas na cultura da mamona e identificar seus determinantes. Para mensuração do nível tecnológico, calcularam-se índices para as tecnologias de adubação, tratos culturais, colheita, pós-colheita e gestão. Para verificar os determinantes que influenciam a adoção de tecnologias nessa cultura, empregou-se o método de regressão quantílica. Utilizaram-se dados primários coletados diretamente com 384 produtores de mamona localizados em doze agropolos cearenses de desenvolvimento. Os resultados indicaram que a tecnologia de tratos culturais apresentou um bom padrão tecnológico, enquanto as demais tecnologias se mostraram insuficientes na cultura da mamona. Verificou-se, também, que escolaridade, experiência, número de trabalhadores, treinamento e cooperativismo são relevantes para explicar os níveis tecnológicos adotados na cultura da mamona, ao passo que a idade do produtor e a utilização da mamona como atividade principal não exerceram influência sobre a adoção de tecnologias nessa cultura.

 

 

Palavras-chave: tecnologias; mamona; Ceará.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Pinheiro de Sousa, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Doutora em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Professora adjunta do Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri (URCA).

Maria Fábia Lima dos Santos, Universidade Regional do Cariri (URCA).

Graduanda em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e Bolsista de Iniciação Científica BPI FUNCAP.

Venuzia de Castro Lins, Universidade Regional do Cariri (URCA).

Graduanda em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e Bolsista de Iniciação Científica BPI FUNCAP

Ahmad Saeed Khan, Universidade Federal do Ceará (UFC).

Doutor em Economia Agrícola e Recursos Naturais pela Oregon State University e Professor Titular do Departamento de Economia Agrícola da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Antônio Carvalho Campos, Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Ph.D. in Agricultural Economics e Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Downloads

Publicado

2014-09-28

Edição

Seção

Artigos