GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS EM GUANAMBI/BA:
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE UMA POLÍTICA DE SANEAMENTO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.33360/RGN.2318-2695.2024.i1.p.125-143Resumo
Este trabalho buscou analisar o planejamento e gestão dos resíduos sólidos urbanos no município de Guanambi/BA à luz da Política Nacional dos Resíduos Sólidos e das leis municipais que regem o tema no território da pesquisa. Utilizou-se como recurso metodológico a pesquisa bibliográfica e documental associada ao mapeamento da área de abrangência da política municipal de resíduos, assim como a pesquisa das ações e estratégias desenvolvidas pelos agentes que operam a coleta de resíduos no âmbito do município de Guanambi. Os resultados apontam para a ausência de diagnósticos que permitam apoiar o desenvolvimento de ações efetivas para a gestão dos resíduos sólidos no município, assim como constatou a falta de articulação entre os diversos órgãos da gestão municipal entre si e com as empresas e cooperativas que realizam a coleta, demonstrando a existência de uma política frágil de gerenciamento dos RSU.
Palavras-chave: Coleta Seletiva. Planejamento. Gestão. Resíduos Sólidos Urbanos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Você é livre para:
- Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar - transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - Você deve dar crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
Não Comercial - Você não pode usar o material para fins comerciais .
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.