ANÁLISE DA FRAGILIDADE AMBIENTAL UTILIZANDO TÉCNICAS EM SIG:
ESTUDO DE CASO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SERIDÓ
DOI:
https://doi.org/10.33360/RGN.2318-2695.2024.i1.p.144-158Resumo
A cartografia vem se mostrando um instrumento cada vez mais eficaz no estudo e planejamento das intervenções no meio ambiente. O mapa de fragilidade ambiental constitui uma das principais ferramentas utilizadas pelos órgãos públicos na elaboração do planejamento territorial ambiental, na qual, permite avaliar as potencialidades do meio ambiente de forma integrada. Esse método de planejamento territorial sintetiza diferentes padrões de fragilidade em Unidades Ecodinâmicas Estáveis (Instabilidade Potencial) e Unidades Ecodinâmicas Instáveis (Instabilidade Emergente), no qual o Mapa de Fragilidade Potencial representa fatores intrínsecos à paisagem e o Mapa de Fragilidade Emergente considera também a cobertura da terra e intervenções humanas. O objetivo do presente trabalho foi de analisar as condições de uso do solo e da fragilidade ambiental da bacia Hidrográfica do rio Seridó usando técnicas de SIG.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Você é livre para:
- Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar - transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - Você deve dar crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
Não Comercial - Você não pode usar o material para fins comerciais .
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.