IMPACTOS DO USO DE TECNOLOGIAS SOCIAIS DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA NO SEMIÁRIDO SERGIPANO
DOI:
https://doi.org/10.33360/RGN.2318-2695.2025.i1.p.141-153Resumo
A escassez hídrica é resultado de uma diversidade de fatores: geográficos, políticos, ambientais e econômicosassociados à desigualdade no acesso e uso dos recursos hídricos. Apesar de envolver parte da população em geral, nas regiões semiáridas rurais encontram-se situações mais problemáticas de acesso à água, atravancando o atendimento às demandas essenciais à manutenção da vida. As tecnologias socias de captação e armazenamento de água firmam-se como alternativas para auxiliar populações que sofrem com a escassez de água. Sendo assim, esse estudo buscou avaliar e quantificar os impactos positivos e negativos na implantação de tecnologias sociais para captar e armazenar água no semiárido sergipano. Através da matriz de Leopold, observação sistemática e entrevista semiestruturada, analisou-se os principais impactos no meio abiótico, biótico e antrópico e quantificou-se os impactos estabelecidos na região, obtendo-se um total de 70 impactos positivos e 6 impactos negativos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Você é livre para:
- Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar - transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - Você deve dar crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
Não Comercial - Você não pode usar o material para fins comerciais .
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.