A VULNERABILIDADE AO RISCO DE EROSÃO NA COSTA NOROESTE DE PORTUGAL: O CASO DO MUNICÍPIO ESPINHO (THE EROSION VULNERABILITY OF PORTUGAL NORTHWEST COAST: THE CASE OF THE ESPINHO MUNICIPALITY)
Resumo
O equilíbrio dinâmico da paisagem do litoral Português sofreu várias pressões ambientais e antrópicas, especialmente durante a segunda metade do século XX. A subida do nível do mar juntamente com a diminuição do fornecimento sedimentar e a ocupação crescente das frentes marítimas condicionou a evolução da paisagem da plataforma do litoral Português. O recuo da linha de costa, juntamente com a diminuição da largura de praias arenosas, a destruição dos sistemas dunares, a degradação da vegetação das dunas costeiras e a expansão das áreas urbanizadas foram os principais processos que marcaram a evolução das áreas litorais. As estruturas de engenharia pesada adoptadas para mitigar os impactos do recuo do litoral, tais como esporões, paredões, quebra-mares e molhes, também contribuíram para a alteração da dinâmica e características naturais da paisagem costeira, que se tem tornado cada vez mais artificial e mais susceptível ao risco de erosão e aos eventos invasivos do mar. A área de estudo selecionada compreende um sector do litoral, fortemente antropizada, já que se desenvolve aí a cidade de Espinho. Escolhemos esta área por apresentar registos antigos de eventos e episódios de invasão do mar, que têm provocado a erosão da costa, a destruição da frente marítima da cidade, assim como, as obras de engenharia que ao longo dos tempos foram construídas no sentido de mitigar a ação do mar. Procura-se, neste trabalho, determinar qual o grau de vulnerabilidade da linha de costa ao avanço da invasão marinha.
Palavras-chave: Litoral; Erosão marítima; Vulnerabilidade do litoral; Espinho.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Você é livre para:
- Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar - transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - Você deve dar crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
Não Comercial - Você não pode usar o material para fins comerciais .
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.