VEGETAÇÃO, SOLO E ÁGUA: ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA-COMUNIDADE (VEGETATION, SOIL AND WATER: ENVIRONMENTAL EDUCATION ACTIVITIES IN SCHOOL-COMMUNITY)

Autores

  • Raimundo Nonato Lima Freire
  • José Falcão Sobrinho Universidade Estadual Vale do Acaraú/UA

Resumo

Este artigo consiste na descrição e análise de três atividades de Educação Ambiental desenvolvidas durante o ano de 2011 e o primeiro semestre de 2012. Vale destacar o envolvimento do pesquisador com a escola e a comunidade do município de Moraújo, que vive o cotidiano de um ambiente de reservatório (Açude Várzea da Volta- CE). O trabalho foi construído a partir de metodologia baseada em estudo de análise sistêmica e dividido em atividades visando à prática de Educação Ambiental. Foi fundamental a participação da comunidade em palestras e o desenho dos alunos dos distritos localizados no entorno do reservatório, por meio de mapas mentais (desenhos). Os resultados expressam mudanças na concepção, principalmente dos alunos, quanto à importância da preservação da vegetação, do solo e da água do ambiente, visando às futuras gerações. Pretende-se por meio deste trabalho contribuir para o avanço da concepção que o homem tem de natureza, enfatizando uma visão holística de educação.

Palavras-chave: Educação ambiental; mapas mentais; reservatório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Falcão Sobrinho, Universidade Estadual Vale do Acaraú/UA

Dr. em Geografia Física

Prof. Adjunto da Universidade Estadual Vale do Acaraú/UVA

Downloads

Publicado

2014-09-28

Edição

Seção

Artigos