A PRODUÇÃO DE RAPADURA NO MUNICÍPIO CEARENSE DE BARBALHA: DIFICULDADES E PERSPECTIVAS (BROWN SUGAR PRODUCTION IN THE MUNICIPALITY OF BARBALHA LOCATED IN THE STATE OF CEARÁ: DIFFICULTIES AND PERSPECTIVES)

Autores

  • Denize de Lima Paixão Universidade Regional do Cariri (URCA).
  • Eliane Pinheiro de Sousa Universidade Regional do Cariri (URCA)

Resumo

A produção de rapadura é uma atividade marcada pelo tradicionalismo em Barbalha - CE. Durante várias décadas, destacou-se como principal atividade econômica local, atuando como fonte geradora de emprego (apesar de informal) e renda no Município. No decorrer dos anos, no entanto, surgiram fatores que afetaram negativamente essa atividade, levando ao fechamento de grande parte dos engenhos de rapadura locais e deixando os que ainda funcionam em situação de decadência. Com efeito, este estudo objetiva identificar os fatores responsáveis pela crise vivenciada nos últimos dez anos nos engenhos de rapadura em Barbalha, assim como indicar opções de sustentação da atividade no local. Os principais problemas estão associados à dificuldade de comercialização do produto; reduzida lucratividade, preços baixos, alto custo de produção; evasão de mão de obra; exigências feitas pelo Ministério do Trabalho; ausência de recursos; falta de incentivos e ajuda governamental; falência da agricultura local; encargos sociais elevados; dificuldade de obtenção de crédito; e idade avançada de proprietários. A solução dos problemas causados por esses fatores poderia reverter a situação de decadência dos engenhos em funcionamento, mantendo-os em atividade, assim como possibilitar o retorno dos engenhos que encerraram suas atribuições.

Palavras-chave: Engenhos de Rapadura, Dificuldades, Perspectivas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denize de Lima Paixão, Universidade Regional do Cariri (URCA).

Economista pela Universidade Regional do Cariri (URCA).

Eliane Pinheiro de Sousa, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Doutora em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Professora adjunta do Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri (URCA).

Downloads

Publicado

2015-08-26

Edição

Seção

Artigos