O SISTEMA INDUSTRIAL LOCALIZADO DE CALÇADOS DE CAMPINA GRANDE-PB: DIVISÃO ESPACIAL DO TRABALHO E RELAÇÕES INTEREMPRESARIAIS
THE LOCATED INDUSTRY SYSTEM OF FOOTWEAR PRODUCTION IN CAMPINA GRANDE (PB): SPACE DIVISION OF WORK AND INTER-COMPANIES RELATIONS
Resumo
O presente artigo caracteriza socioespacialmente os aglomerados produtivos que constituem o ramo calçadista da cidade de Campina Grande e analisa as correspondentes relações de produção que se dão nesse espaço produtivo. Demonstra espacialmente e analisa criticamente a configuração produtiva do ramo calçadista no município, a partir de dados da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba. Observa que a aglomeração espacial da pequena indústria calçadista, foi acompanhada pela instalação de empresas fordistas de grande capital, resultando em uma configuração espacial produtiva bastante particular. Por fim, pontua os efeitos das diferenças do ponto de vista das composições orgânicas de capitais na espacialização do ramo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Você é livre para:
- Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar - transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - Você deve dar crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
Não Comercial - Você não pode usar o material para fins comerciais .
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.