MANUEL CORREIA DE ANDRADE E A CONSOLIDAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE – BRASIL
MANUEL CORREIA DE ANDRADE AND THE CONSOLIDATION OF THE POST-GRADUATE IN GEOGRAPHY AT THE FEDERAL UNIVERSITY OF SERGIPE – BRAZIL
Resumo
Manuel Correia de Andrade é uma referência incontestável na geografia brasileira. Em Sergipe não é diferente e suas contribuições à Pós-graduação, à pesquisa e ao ensino na Universidade Federal de Sergipe (UFS) foram muito grandes e bastante representativas, com marcas indeléveis em toda uma geração de geógrafos e geógrafas. O objetivo do presente texto é destacar o papel do egrégio professor na consolidação dos cursos de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Sergipe. Em termos metodológicos, foram feitas consultas aos primeiros relatórios enviados à CAPES pelo então Núcleo de Pós-graduação em Geografia (NPGEO) e entrevistas com professores do atual Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO) da UFS. Os registros em forma de depoimentos de vários professores da primeira geração do PPGEO, alguns já aposentados, também se mostraram valiosos como fonte de informação e de dados para ilustrar a força das ideias, a coragem do pensamento, a oportunidade da crítica com lastro na História, no Direito e na Filosofia, e a importância aguda das colaborações do Professor Manuel Correia de Andrade no campo da geografia agrária, em especial do campesinato, dos problemas da modernização do campo e da (des)organização do espaço rural no Nordeste brasileiro, temáticas caras ao NPGEO e ao PGGEO da UFS.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Você é livre para:
- Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar - transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - Você deve dar crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
Não Comercial - Você não pode usar o material para fins comerciais .
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.