A OBRA A TERRA E O HOMEM NO NORDESTE REVISITADA
THE WORK A TERRA E O HOMEM NO NORDESTE REVISITED
Resumo
O objetivo do presente texto é salientar a continuidade e a renovação do pensamento de Manuel Correia de Andrade tomando como ponto de partida a obra A terra e o homem no Nordeste e, como referentes, a produção advinda dos estudos culturais produzidos no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Sergipe. Em termos metodológicos, foram revisitados projetos de pesquisa institucionais realizados nas décadas de 1980 e 1990 e, em seguida, projetos acadêmicos manifestados em dissertações recentes, produzidas entre 2018-2022, mostrando as relações entre a terra e o homem pelas ruralidades, convivialidades e territorialidades. A continuidade é atestada pelo chão nordestino que persiste na realidade observada nos sertões de Sergipe e Alagoas e no vale do rio São Francisco, que os delimita tanto quanto os distingue, unifica, singulariza, entre outras ações, pelos múltiplos olhares. E a renovação é apreendida pelo contínuo estímulo na medida em que os Nordestes do prof. Manuel Correia permanecem aquecendo as pesquisas, avivando e ativando nossas reflexões.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Você é livre para:
- Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar - transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - Você deve dar crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
Não Comercial - Você não pode usar o material para fins comerciais .
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.