“NINGUÉM OUVIU MELHOR CADA UM EM CASA”: LUGAR, TEXTURAS E EXISTÊNCIAS NA LAVOURA ARCAICA DE RADUAN NASSAR
“NO ONE HAS HEARD EVERYONE BETTER AT HOME”: PLACE, TEXTURES AND EXISTENCES IN THE ARCHAIC FARMING OF RADUAN NASSAR
Resumo
Redigida por Raduan Nassar, Lavoura Arcaica é uma obra literária que narra a partida e o retorno de André, filho do meio de uma família camponesa. O personagem foge de casa em função das imposições paternas e de conflitos domésticos. O presente ensaio realiza uma interpretação geográfico-poética das tensões nas relações entre lugar e lar na narrativa do romance com base na perspectiva diegética do protagonista. Para tanto, a discussão do texto pauta-se na geografia humanista, especialmente na vertente da fenomenologia existencialista. Foram decifradas as condições pelas quais as texturas e vínculos de lugar manifestam os tensionamentos inerentes à subjetividade e intersubjetividade do habitar presentes no diálogo que compõe primeira parte (A Partida) da obra. Considera-se que os vínculos de lugar do protagonista reverberam um espectro de sentidos ambivalentes e angustiantes quanto à relação familiar na lavoura.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Você é livre para:
- Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar - transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - Você deve dar crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
Não Comercial - Você não pode usar o material para fins comerciais .
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.