ENCONTROS E DISTANCIAMENTOS ENTRE A RELIGIOSIDADE KALUNGA E O CATOLICISMO OFICIAL: UM OLHAR PARA AS SINGULARIDADES DO LUGAR NA FESTA DE NOSSA SENHORA APARECIDA (GOIÁS – BRASIL)

MEETINGS AND DISTANCE BETWEEN KALUNGA RELIGIOSITY AND OFFICIAL CATHOLICISM: A LOOK AT THE SINGULARITIES OF THE PLACE IN THE FESTIVAL OF OUR LADY OF APARECIDA (GOIÁS – BRAZIL)

Autores

  • Luana Nunes Martins de Lima Professora da UEG
  • Maria Geralda de Almeida UFG

Resumo

Este artigo lança um olhar para as singularidades do lugar, tomando como objeto empírico a festa de Nossa Senhora Aparecida das comunidades Kalunga Diadema e Ribeirão, em Teresina de Goiás, na região Norte do Estado de Goiás, Brasil. A problemática que alicerça a temática está na base religiosa que impulsiona a festa. Esta religiosidade aglutina uma visão de mundo particular e relações de poder diversas, sendo tratada aqui numa perspectiva dialética que emerge de encontros e distanciamentos entre o catolicismo popular desenvolvido pelos Kalunga e o catolicismo institucional. O lugar Kalunga lega uma identidade muito própria às suas festas de padroeiros. O inverso também é um fato notório. A festa tem sua essência vinculada ao lugar onde ocorre; ela é também um território com capacidade de produzir símbolos territoriais nos quais o uso social se prolonga além de seu acontecimento, proporcionando sentidos de enraizamento e de pertencimento nos moradores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Nunes Martins de Lima, Professora da UEG

Doutora em Geografia pela Universidade de Brasília (2017). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2014). Especialista em História Cultural (2012) e Licenciada em Geografia (2013) pela Universidade Federal de Goiás. Graduada em Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (2008). Professora do curso de Geografia na Universidade Estadual de Goiás (Campus Itapuranga) e do Mestrado Profissional em Estudos Culturais, memória e Patrimônio (PROMEP), na Universidade Estadual de Goiás (Campus Cora Coralina), atuando na linha de pesquisa "Cultura, Preservação e Identidades". Coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu "Cultura, Identidade e Região" da Universidade Estadual de Goiás (UnU Itapuranga / Campus Cora Coralina). Membro do Grupo de Pesquisa CNPq Cidades e Patrimonialização na América Latina e Caribe (GECIPA) e do Grupo de Pesquisa do CNPq: Lugares e Patrimônios (LUPA). Tem experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Urbana e Geografia Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: cidades, turismo e patrimônio; planejamento urbano e regional; manifestações culturais (patrimônio cultural, festas e comunidades tradicionais).

Maria Geralda de Almeida, UFG

Professora Titular da Universidade Federal de Goiás (UFG)

Professor Aposentada da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora do PPGEO da Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Drª em Geografia pela Universidade de Bordeaux - França

Pós-doutorado em Geografia Humana pela Universidad de Barcelona - Espanha

Pós-doutorado em Geografia Cultural pela Université Laval (Canadá), Universita Degli Studi Di Genova (Itália) e Université de Paris IV - Paris-Sorbonne (França)

Downloads

Publicado

2022-11-05