DA PESCA AO TURISMO COM BASE COMUNITÁRIA NO POVOADO DE TERRA CAÍDA (INDIAROBA-SE-BRASIL): O ESPAÇO RURAL COM “OUTRAS CARAS”

FROM FISHING TO TOURISM BASED ON THE COMMUNITY IN THE PEOPLE OF TERRA CAÍDA (INDIAROBA-SE-BRAZIL): THE RURAL SPACE WITH “OTHER FACES”

Autores

  • Lício Valério Lima Vieira Prof. Dr. do Instituto Federal de Sergipe
  • Maria Geralda de Almeida Profª da UFG

Resumo

O propósito deste artigo é discutir a introdução do turismo rural no povoado Terra Caída no município de Indiaroba, em Sergipe. O povoado tem na pesca tradicional a sua principal fonte de ocupação e renda, a qual nos últimos tempos vem apresentando transformações quanto ao potencial de produção e garantia de ocupação dos habitantes da localidade, além do mais, a localidade vem sendo pressionada pelas atividades de carcinicultura, com sérias transformações na (re)organização socioespacial e territorial. São considerados para esta reflexão os aspectos do turismo no espaço rural de base comunitária como fator de reorganização territorial e desenvolvimento local. Para tanto, analisa-se o nível de organização social local e sua interface com o desenvolvimento do turismo, bem como o papel da Associação pela Cidadania dos Pescadores e Moradores do Povoado Terra Caída, na implementação do turismo local. São questionados os fatores determinantes para a inserção da comunidade na atividade turística frente ao modelo adotado pelas políticas públicas e iniciativa privada. Concebido como forma de desenvolvimento local, são discutidas se as premissas dos planejadores se coadunam com aquelas dos moradores de Terra Caída.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lício Valério Lima Vieira, Prof. Dr. do Instituto Federal de Sergipe

Doutor em Geografia. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Graduado em Geografia. Coordenador do Mestrado Profissional em Turismo - IFS.

Downloads

Publicado

2022-11-15