CIRCUITOS-CURTOS DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS AGROECOLÓGICOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA (RMG)

SHORT CIRCUIT OF COMMERCIALIZATION OF AGRO-ECOLOGICAL PRODUCTS IN THE METROPOLITAN REGION OF GOIÂNIA (RMG

Autores

  • Fernanda Santos de Jesus Universidade Federal de Goiás
  • Adriano Rodrigues de Oliveira Universidade Federal de Goiás

Resumo

O estado de Goiás é reconhecido com um “celeiro agrícola” do país, devido a relevância do agronegócio. O processo de modernização do território ampliou a produção e o lucro de grandes produtores de commodities no campo brasileiro, reduzindo o tempo dos processos de plantio, colheita e distribuição de grãos, provocando a fragilização dos modelos tradicionais de produção, a expropriação e expulsão dos camponeses. Diante disso, os conflitos inerentes à luta pelo direito à terra e as condições de (re)produção das condições de Existência, permaneceram e se materializaram na busca de alternativas de produção e comercialização de alimentos. Formas tradicionais socioprodutivas, se ressignificaram e se recriaram ancoradas na sustentabilidade e em relações sociais mais justas de produção e consumo de alimentos. É neste contexto que surgem as Comunidades que Sustentam a Agricultura (CSAs). Outrossim, analisaremos neste artigo o papel das CSAs como modelo produtivo dentro dos circuitos-curtos da Região Metropolitana de Goiânia (RMG), tendo como centralidade a CSA Artigo 5°, desde o seu processo de estruturação ao seu funcionamento.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Santos de Jesus, Universidade Federal de Goiás

Graduada em Geografia no Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás (UFG) – Goiânia, Goiás, Brasil.

Adriano Rodrigues de Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Geografia. Docente dos Cursos de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Geografia do IESA/UFG/Goiânia-GO. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Território e Políticas Públicas (TRAPPU) e Vice-Coordenador do Labotório de Estudos e Pesquisas das Dinâmicas Territoriais (LABOTER)

Downloads

Publicado

2023-05-09

Edição

Seção

Artigo: Campo-Rural