AGRONEGÓCIO E A UBERIZAÇÃO NO CAMPO: A REALIDADE EM PETROLINA-PE

AGRIBUSINESS AND UBERIZATION IN THE COUNTRYSIDE: THE REALITY IN PETROLINA-PE-BRAZIL

Autores

  • Maria Genária de Amorim Teles UPE
  • Raimunda Áurea Dias de Sousa Universidade de Pernambuco (UPE)

Resumo

A modernização na agricultura fez avançar as fronteiras agrícolas que se denominou a Revolução Verde nos anos de 1950 e 1960, possibilitou e tem possibilitado transformações sucessivas no campo brasileiro.  Nesse sentido, empresas como: Amazon e Microsoft com seus serviços de “big data” têm investido cada vez mais em tecnologia, o que tem repercutido na uberização da economia agrícola. Seguindo o raciocínio, o presente trabalho objetiva analisar a uberização da economia agrícola, a partir da captura da terra em seu melhor estado com o intuito de comercializar as informações para grandes empresas do agronegócio, que fazem uso de monocultivos em Petrolina-PE. Como metodologia utilizou-se: leitura bibliográfica referente à temática, consulta a sites e coleta dos dados das empresas, que estão com uso intenso de tecnologia para análise qualitativa. Como resultado percebeu-se que a uberização como uma nova fase imposta pelo agro capta dados, que privilegiam as empresas por deterem tecnologias avançadas e ao apropriar-se das informações aprofunda também uso de sementes transgênicas e uso de fertilizantes. Conclui-se que o aumento das tecnologias centrada na uberização no campo, tendo como base todas as etapas de produção, ampliará, ainda mais, as desigualdades no campo, já que não inclui a pequena produção.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Genária de Amorim Teles, UPE

Graduada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade de Pernambuco - UPE/Petrolina. Faz parte do GPVASF - Grupo de Pesquisa em Sociedade e Natureza do Vale do São Francisco. Participante do CEA - Centro de estudos Agrários, onde integra a equipe de trabalho do projeto de extensão "Plantando Sementes" no qual aborda uma referência interdisciplinar em ensino, pesquisa e extensão, sobre a questão agrária / alimentar do Vale do São Francisco e do Grupo de Estudo: A política e a Questão Agrária, que tem como áreas de estudo: Agronegócio; Trabalho; Questão alimentar e Educação. Foi voluntária e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) do CNPq. Atualmente, bolsista pela FACEPE no Projeto de Apoio a Atividades de Monitoria em Divulgação Científica nos Centros e Museus de Pernambuco.

Raimunda Áurea Dias de Sousa, Universidade de Pernambuco (UPE)

É Licenciada em Geografia pela UPE/Campus Petrolina (1995). Possui Especialização em Programação em Ensino - Pedagogia pela mesma Instituição (1999) e Mestrado em Geografia na área de concentração: Dinâmica dos Espaços Agrário e Regional pela Universidade Federal de Sergipe (2006). É doutora pela UFS na mesma área de concentração (2013) com Doutorado Sanduiche na Universidade de Lisboa-Portugal (2012). Professora Associada III-A/Livre docente da UPE/Campus Petrolina - Colegiado de Geografia e Coordenadora do Programa de Pós-graduação - Formação de Professores e Praticas Interdisciplinares (PPGFPPI). Coordena o CEA - Centro de Estudos Agrários e o Grupo de Estudo: A política e a questão agrária. Foi coordenadora de Gestão do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência 2014 a 2015. É integrante dos grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa em Sociedade e Natureza do Vale do São Francisco pela UPE (Líder). Estado, Capital, Trabalho e políticas de reordenamento territoriais, vinculado ao NPGEO/UFS. Realizou pesquisa pelo Programa de Mobilidade Docente UPE na USC - Universidade de Santiago da Compostela - Espanha. É editora Chefe do Boletim de Geografia do Vale do São Francisco. Tem experiência em Geografia com ênfase em Geografia Agrária e Ensino. Atuando nos seguintes temas; agro-hidronegócio, questão alimentar, Estado, trabalho, teoria agrária, território, modernização, movimentos sociais, desenvolvimento, irrigação, natureza, conflitos por água, ensino de Geografia, Educação no/do campo e interdisciplinaridade.

Downloads

Publicado

2023-05-08

Edição

Seção

Artigo: Campo-Rural