A TEORIA DO DESENVOLVIMENTO DESIGUAL E COMBINADO NA GEOGRAFIA NO BRASIL: FONTES E LUGARES DE PRODUÇÃO
THE THEORY OF UNEVEN AND COMBINED DEVELOPMENT IN BRAZILIAN GEOGRAPHY: SOURCES AND PLACES OF PRODUCTION
Resumo
A produção acadêmica da Geografia no Brasil que parte de uma leitura materialista histórico-dialética apresenta em seus escritos um conjunto muito vasto de teorias, conceitos e categorias. Entendemos que um dos caminhos para avançarmos nesta leitura crítica da produção do espaço é justamente analisando esses constructos teóricos que possibilitam uma reflexão de totalidade sobre o desenvolvimento das relações capitalistas em várias escalas. Neste sentido, propomos analisar a presença da teoria do desenvolvimento desigual e combinado nos escritos da Geografia no Brasil sob duas dimensões: a) quem são os geógrafos brasileiros geralmente mencionados como fonte para teoria; e b) quais são os principais departamentos/universidades no Brasil de onde saem os textos que abordam a teoria. A investigação partiu da abordagem metodológica da História Intelectual e se valeu de revisão conceitual, revisão bibliográfica e levantamento de dados primários e secundários, com destaque para o uso de entrevistas e revisão sistemática de publicações da Geografia no Brasil. Em linhas gerais, na primeira dimensão, destacamos as menções aos professores Ariovaldo Umbelino de Oliveira, Roberto Lobato Corrêa e Milton Santos. Na segunda dimensão, chama a atenção as produções acadêmicas advindas de autores da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal de Sergipe.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Você é livre para:
- Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar - transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - Você deve dar crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
Não Comercial - Você não pode usar o material para fins comerciais .
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.