A ESTRADA NOVA DO AÇÚCAR: NOTAS HISTÓRICO-TOPONÍMICAS SOBRE UM PROJETO VIÁRIO NA COTINGUIBA SERGIPANA DO SÉCULO XIX
THE NEW SUGAR ROAD: HISTORICAL-TOPONYMIC NOTES ON A ROAD PROJECT IN COTINGUIBA SERGIPANA IN THE 19TH CENTURY
Resumo
Este artigo tem como objetivo fazer uma análise histórico-toponímica de um mapa manuscrito do acervo da Biblioteca Nacional do Brasil, no Rio de Janeiro. O mapa foi elaborado pelo engenheiro militar alemão João Bloem, em 1846, a serviço do Império. Ele foi confeccionado para a execução de obras de construção de uma estrada nova e reforma de uma ponte do caminho que ligava a antiga vila de Laranjeiras e o porto de desembarque de mercadorias para a alfândega de Porto das Redes, na região do vale dos rios Sergipe/Cotinguiba. Esta obra de infraestrutura era fundamental para o desenvolvimento econômico da província à época. Mas por razões de má gestão política essas benfeitorias não foram concluídas e não atingiram sua finalidade. Assim, analisaremos alguns topônimos naturais e antrópicos presentes no referido mapa para compreender o conteúdo desse importante documento.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Você é livre para:
- Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar - transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - Você deve dar crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
Não Comercial - Você não pode usar o material para fins comerciais .
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.